O giramundo nasceu imerso em processos de educação. Sua origem universitária, pelas mãos de artistas-professores, e a presença permanente de alunos em suas equipes, estimularam o desenvolvimento de métodos de criação e produção no teatro de bonecos. As oficinas do grupo contribuíram para a qualificação de marionetistas e novas companhias ao longo de sua história. O grupo entende a dificuldade do jovem marionetista que busca conhecimento, ou do professor que se interessa pelo uso do boneco na escola, ou dos que procuram espaço com cenógrafos, construtores, figurinistas, iluminadores, pois nos faltam escolas profissionais de teatro. Por isso, a Escola Giramundo é um objetivo permanente do grupo.

A oficina é uma das modalidades de ensino utilizada pela Escola Giramundo para promover sua atividade educativa. Desde a década de 70 as oficinas do Giramundo no Festival de Inverno de Ouro Preto (principal festival cultural de Minas Gerais) ficaram conhecidas por seu rigor e, principalmente, pelo resultado de seu trabalho. Gerações de bonequeiros forma formados nestas oportunidades continuando seu trabalho posteriormente.

Objetivos da Escola Giramundo:

1 – A divulgação de conhecimento e a perpetuação da tradição do teatro de bonecos.
2 – A formação e profissionalização de bonequeiros e marionetistas seguindo diretrizes e metodologia do grupo Giramundo, o que inclui contextualização histórica, pesquisa, experimentação e primor técnico.