escola | Oficina
top of page

O Giramundo nasceu imerso em processos de educação. Sua origem universitária pelas mãos de artistas-professores e a presença permanente de alunos em suas equipes estimularam o desenvolvimento de métodos de criação e produção no teatro de bonecos. As oficinas do grupo contribuíram para a qualificação de marionetistas e novas companhias ao longo de sua história.

Entendemos a dificuldade do jovem marionetista que busca conhecimento, ou do professor que se interessa pelo uso do boneco na escola, ou dos que procuram espaço com cenógrafos, construtores, figurinistas, iluminadores, pois nos faltam escolas profissionais de teatro. Por isso, a Escola Giramundo é dos nossos objetivos permanentes.

A oficina é uma das modalidades de ensino utilizada pela Escola Giramundo para promover sua atividade educativa. Desde a década de 70 as oficinas do Giramundo no Festival de Inverno de Ouro Preto (principal festival cultural de Minas Gerais) ficaram conhecidas por seu rigor e, principalmente, pelo resultado de seu trabalho. Gerações de bonequeiros foram formados nestas oportunidades.

 

  •  A divulgação de conhecimento e a perpetuação da tradição do teatro de bonecos.

  •  A formação e profissionalização de bonequeiros e marionetistas seguindo diretrizes e metodologia do grupo Giramundo, o que inclui contextualização histórica, pesquisa, experimentação e primor técnico.

Oficinas


Construção artesanal de bonecos

Tem como ideia principal ser realizada sem a utilização de equipamentos sofisticados: Propõe a utilização de ferramentas manuais como serrotes, alicates, limas, etc.,  a exemplo das antigas marcenarias. Outra característica da oficina é a defesa e a valorização da cultura popular.

Os objetivos básicos a serem atingidos são:

  • Construção de bonecos articulados utilizando material natural da região, sem o uso intensivo de energia elétrica e através de procedimentos simples de marcenaria tradicional.

  • Pesquisa da cultura local, em seus aspectos variados, descobrindo e inventariando informações relevantes sobre seu conteúdo e formação.

  • Integração dos conhecimentos com a técnica da construção para a materialização das informações folclóricas no corpo e forma de bonecos.

Destinada e planejada para artistas, artesãos, jovens talentos, realizadores de trabalhos manuais (costureiros, entalhadores, pintores dentre outros ofícios), e para aqueles trabalhadores que se caracterizam como depositários da cultura artesanal tradicional de determinada região. Foi inaugurada em 2002,  em parceria com a Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros e com apoio da FADENOR – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas, tendo em vista a população de cidades do Norte de Minas Gerais.

 

 

 

Introdução ao Teatro de Bonecos

Dirigida a marionetistas, professores, artistas plásticos, pesquisadores e curiosos esta oficina é uma iniciativa da Escola Giramundo que visa apoiar a formação de manipuladores e grupos de Teatro de Bonecos. Seu objetivo principal é iniciar a formação de marionetista, colocando-o em contato com temas relativos a seu ofício.

Baseada em várias experiências anteriores, apresenta, de modo sintético e condensado, as diversas áreas que compõem o teatro de bonecos, fornecendo a base para etapas profissionalizantes posteriores.

Processos de Montagem no Teatro de Bonecos

Propõe dar sequência à formação do marionetista, iniciada na oficina “Introdução ao Teatro de Bonecos”.  Apresentando e detalhando a metodologia da montagem através de situações recorrentes no Teatro de Bonecos.

Com ênfase  na experimentação prática aliada à pesquisa teórica, o ponto de partida deste trabalho é a construção de um espetáculo experimental na forma de “sketch”.

Esta oficina tem como objetivo por em prática uma sistematização das etapas pertinentes a montagem de uma peça para Teatro de Bonecos. Desde a escolha do tema, passando pela pesquisa, elaboração dos projetos, construção dos personagens e bonecos,  até os aspectos elementares sobre a manipulação, o cenário, o som e a iluminação.

hq12.png
anatomia do boneco 1.jpg
anatomia do boneco 4.jpg
anatomia do boneco 1.jpg

Objetivos

da Escola Giramundo

juvenais.gif
bottom of page