o grupo | Biografia
top of page

nossa
caminhada

O Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 36 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos.

 

A atenção plástica e o cuidado técnico na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira, proporcionaram reconhecimento nacional ao Giramundo, colocando-o na história do Teatro Brasileiro. Hoje, a ideia de grupo de teatro, que guiou as atividades do Giramundo durante 30 anos, cede espaço para a de um núcleo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa, onde convivem bonecos reais e imagens digitais. Essa mistura do teatro de bonecos e animação e a atuação como  “museu-teatro-escola” modelam o Giramundo do século XXI. Durante os anos 2000, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

selma veloso, mirinha, álvaro, terezinha, júlio, madu

Apesar das profundas mudanças estruturais e de alterações estéticas significativas na última década, a imagem do Giramundo como um grupo clássico, apegado à interpretação da cultura brasileira, ou de um núcleo erudito de artistas plásticos e designers, em constante labor manual para realização de uma produção artesanal e projetada, ainda permanece. A imagem do Giramundo como um grupo de madeira esculpido por artesãos cede lugar a de um grupo que mistura teatro de bonecos e cinema.

Experiências como Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta indicam que existe um Giramundo novo em andamento, diferente do Giramundo universitário, reinventado pelas criaturas que ele mesmo inventou.

A trajetória de trabalho do grupo demonstra dois caminhos que desembocam no futuro: a ampliação das abordagens do boneco, por um lado, e a pesquisa sobre movimento, de outro. O centro da pesquisa do Giramundo, ou a sua matéria de trabalho atual, é bipolar. Ao lado do boneco, o movimento, nem sempre juntos. Tudo o que se move passou a interessar e esse interesse provoca contatos e interseções com novos campos. O Giramundo é a resultante dinâmica dessas forças: uma ideia em movimento.

SEJA UM PATROCINADOR


O Grupo GIRAMUNDO tem uma série de projetos aprovados nas leis de incentivo federal, estadual e municipal. Entre em contato com nosso administrativo para conhecer nossas propostas.

Cobra Norato e tatu

APOIE


Usando o seu Imposto de Renda (IR) você pode ajudar a manter as atividades do Grupo GIRAMUNDO. Pessoas físicas podem fazer doações de até 6% do imposto devido para projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet) deduzindo o valor integral no IR do ano seguinte.

Apoiando você se torna um fomentador da cultura e educação em seu país, além de manter o Grupo Giramundo ativo e preservar esta rica memória. 

Para uma doação espontânea, utilize os dados abaixo e faça a confirmação do depósito pelo e-mail giramundo.financeiro@gmail.com. Você recebera os comprovantes necessários para a restituição junto a Receita Federal. 

 

  

GIRAMUNDO TEATRO BONECOS

Agência: 1626-8
Conta corrente: 62044-0
Banco do Brasil
CNPJ:19.295.450/0001-87

Informações via WhatsApp:

patrocínio

APOIADOR
bottom of page