O auto é uma forma de teatro de origem religiosa. Foi trazido de Portugal para o Brasil pelos Jesuítas que o utilizaram na catequese dos índios. Com o passar do tempo foram sendo incluídos personagens brasileiros, bailados e cantos de origem popular. São exemplos de auto brasileiro o Congado, a Marujada, o Bumba-meu-boi e as Pastorinhas. O “Auto das Pastorinhas” é uma representação teatral com danças e cantos realizada diante do presépio para comemorar o Natal. Sua origem são os autos portugueses da Natividade.
O espetáculo do Giramundo é uma adaptação de material musical pesquisado na região de Belo Horizonte pelo professor José Adolfo Moura e recriado pelo maestro Lindembergue Cardoso, somada à ideia do Presépio. A montagem conta com 33 bonecos, na técnica conhecida como “marote”, onde a manipulação é feita de baixo para cima, com o marionetista controlando o boneco através de um bastão que ocupa o seu interior e que move também a cabeça do boneco e por varetas ligadas às mãos dos personagens. O Auto das Pastorinhas utiliza um corpo de marionetistas grande, permitindo a realização de cenas de dança e cantoria com mais de 10 bonecos em cena simultaneamente.