CEMIG – ENERGIA DA CULTURA

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Cemig e Festibon Giramundo

A CEMIG, em seu compromisso de apoio e preservação da cultura de Minas Gerais, realiza em parceria com o Giramundo, o Festibon – Festival de Bonecos Giramundo, projeto de salvaguarda e restauração do patrimônio material e imaterial de um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do Brasil. Além das apresentações e circulação dos espetáculos, o Festibon realiza a restauração dos bonecos e os trabalhos de remontagem trazendo novamente aos palcos montagens clássicas do Giramundo. Para a CEMIG, cultura é energia, então, longa vida aos palcos iluminados!

BREVE HISTÓRICO

A CEMIG é hoje o principal apoiador do grupo Giramundo. Graças à empresa, o grupo manteve-se vivo durante a pandemia e por meio da parceria, teve parte de seu acervo restaurado e digitalizado, recuperando 8 montagens históricas que retornaram à atividade nos palcos. A atuação da empresa se concentrou em dois tipos de projetos: memória (“Exposição Giramundo 50 anos”) e circulação teatral (“FESTIBON – Festival de Bonecos Giramundo”). Ambos projetos protegem acervo, material e imaterial, digitalizam acervo, fomentam canais de comunicação na internet e possuem viés social, levando exposições e espetáculos ao interior de Minas Gerais.

O projeto “giramundo 50 anos” tem o apoio e patrocínio da CEMIG.