Museu

O Museu Giramundo guarda todos os bonecos do grupo, de seus espetáculos ativos e inativos. Também inclui o database de desenhos, estudos e projetos, a biblioteca sobre teatro de bonecos e expositores didáticos sobre processos construtivos de bonecos. Está localizado no espaço da sede, em Belo Horizonte e pode ser visitado sob demanda. As visitas guiadas podem ser adaptadas ao perfil do público, possuindo formatos para crianças, estudantes universitários e público em geral, incluindo diversas áreas, não apenas o acervo de bonecos, mas também as oficinas do grupo, o arquivo de desenhos e projetos, a biblioteca e a lojinha.

O Museu Giramundo guarda o maior acervo de teatro de bonecos do Brasil.

Em muitos casos ao redor do mundo, os museus de bonecos, na realidade, são cemitérios de bonecos. Destituídos de sua principal característica, que é o movimento, os marionetes recolhem-se à imobilidade, guardando ao público apenas sua faceta escultórica. Este não é o caso do Museu Giramundo. Seu acervo se distingue de outros similares por estar “vivo”, com grande parte dos espetáculos originais ainda em atividade. Também se destaca no acervo, a grande coleção de desenhos e projetos técnicos de Álvaro Apocalypse. A coleção de fotografias históricas do Giramundo é relevante e de grande beleza, documentando a trajetória e os bonecos do grupo. O Giramundo trabalha para que todas essas coleções estejam acessíveis ao visitante do museu.

Tão importante quanto o patrimônio material do grupo é o seu patrimônio “imaterial”, seu know-how de planejamento e construção de bonecos, processo desenvolvido ao longo dos 50 anos de sua história. Conhecimento de valor importante para a formação de novos marionetistas e preservação do teatro de bonecos. Essa inclinação educativa aproxima o Museu da Escola Giramundo criando uma situação muito especial, onde o aluno em formação pode consultar um acervo vivo, com bonecos diversos, muitos deles em cena, para fortalecer seu processo de aprendizado. Desta forma, Museu e Escola Giramundo caminham lado a lado em seu planejamento estratégico, fundindo educação e cultura num fluxo de atividades complementares dirigidas à educação, memória e transformação social.