O grupo

O Giramundo foi criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Hoje é dirigido por Bia Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares. O grupo montou mais de 40 espetáculos teatrais, entre produções próprias e co-produções, construindo um dos maiores acervos de bonecos das Américas.

Suas montagens experimentam o boneco de modo amplo, criando um variado panorama técnico e expressivo sobre o teatro de bonecos. A atenção plástica e a expertise na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira e pela literatura clássica, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, inserindo-o na história do Teatro Brasileiro.


A trajetória de trabalho do grupo demonstra dois caminhos que desembocam no futuro: a ampliação das abordagens do boneco, por um lado, e a pesquisa sobre movimento, de outro. Tudo o que se move passou a interessar ao Giramundo e esse interesse provocou contatos e interseções com novos campos. O Giramundo é a resultante dinâmica dessas forças: uma ideia em movimento.

Hoje, o Giramundo se desgarra da ideia de grupo de teatro, que guiou suas atividades nas três décadas dirigidas por Álvaro Apocalypse, para assumir a forma de um núcleo multimídia, onde o teatro de bonecos e o cinema de animação convergem. Essa mistura de teatro e vídeo e a atuação como “museu-teatro-escola” modelam o Giramundo do século  XXI.